Tendinite calcária: o que é, sintomas e tratamentos

Você sabia que, em geral, a tendinite calcária atinge as pessoas dos 30 aos 45 anos? Esse problema, também conhecido como calcificação do ombro, é caracterizado por depósitos de cálcio. Além disso, vale ressaltar que a tendinite calcária afeta o manguito rotador, causando dor e inflamação intensas.

Quer saber quais são as causas, sintomas e tratamentos da calcificação do ombro? Então, continue sua leitura! Pois eu, Dr. Augusto Heinen, que sou especialista em ombro e cotovelo e atuo na Clínica Conex em Ijuí-RS, explicarei tudo!

 

O que é tendinite calcária?

A tendinite calcária consiste no depósito de cristais de cálcio dentro dos tendões mais profundos do ombro, os tendões do manguito rotador. Na maior parte dos casos, o corpo consegue reabsorver de maneira natural o cálcio acumulado. Todavia, quando isso não acontece, pode-se indicar a fisioterapia ou, nas situações mais graves, a cirurgia.

 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da tendinite calcária é feito pelo ortopedista especialista em ombro e cotovelo, como eu, Dr. Augusto Heinen, através da realização de exames de imagem. Dessa forma, é possível observar a presença de uma pequena área esbranquiçada no local da calcificação.

Além disso, ao palpar o tendão, a pessoa deve sentir alguma dor. Entretanto, a presença de dor não é suficiente para se afirmar a existência da calcificação e, por isso, um exame de imagem pode ser útil.

 

Principais causas da tendinite calcária

As causas não estão bem definidas, mas acredita-se que a principal causa seja genética – uma tendência familiar. Aliás, esse problema é mais comum em mulheres do que em homens na faixa dos 50 anos de idade.

 

Sintomas

Os sintomas da tendinite calcária estão relacionados com a quantidade de cálcio depositado no tendão. Isso, então, resulta na sua inflamação e tem como sintomas dor, diminuição da amplitude do movimento e dificuldade para movimentar o membro afetado.

 

Tratamento da tendinite calcária

Na maioria dos casos de tendinite calcária, o corpo consegue reabsorver o cálcio acumulado nos tendões de maneira natural, não sendo necessária a realização de tratamento específico. Já nos casos moderados, os tratamentos são, no começo, conservadores. Sendo assim, a indicação cirúrgica é muito rara. Isso porque o tratamento pode ser feito através da fisioterapia, com aplicação de ultrassom, ondas pulsáteis ou através de terapia de ondas de choque.

Todavia, nos quadros mais graves, quando nenhum tratamento traz alívio dos sintomas, o médico pode indicar a cirurgia de artroscopia. Essa cirurgia consiste na raspagem do local calcificado, eliminando toda a calcificação. Indica-se também as infiltrações com anestésicos e corticoides para aliviar a dor imediatamente, mas só podem ser realizadas 1 a 2 vezes por ano.

Por isso, é muito importante que o paciente com dores no ombro procure a ajuda de um médico especialista em ombro e cotovelo. Pois, dessa forma, é possível identificar a raiz do problema, avaliar a gravidade e, então, indicar o melhor tratamento.

Eu, Dr. Augusto Heinen, especialista em ombro e cotovelo, atendo na Clínica Conex em Ijuí-RS e estou à sua disposição. Entre em contato e tire suas dúvidas.

Abrir Chat
Precisa de ajuda?