Síndrome Do Impacto No Ombro

Também conhecido por impacto subacromial, a síndrome do impacto no ombro é um conjunto de patologias inflamatórias causados pela compressão ou atrito mecânico na região subacromial do ombro. Está intimamente ligada a bursite e tendinopatias do manguito rotador, podendo inclusive ser causa de rupturas dos tendões do ombro.

Afeta principalmente os adultos na faixa dos 40-50 anos, porém tem sido percebido um aumento de casos em indivíduos mais jovens, de 20-30 anos. O sintoma clássico é dor na face lateral do ombro (eventualmente noturna), associada a perda de força (principalmente em movimentos acima da cabeça).

Sua etiologia é multifatorial: anatomia do acrômio, uso excessivo da articulação, traumas, esportes de arremesso, degeneração do tendao do manguito rotador.

Seu tratamento, na maioria dos casos, é conservador (não cirúrgico).  O repouso da articulação, crioterapia, medicações anti-inflamatórias e infiltrações no ombro podem ajudarm no alívio dos sintomas. A fisioterapia tem papel fundamental na reabilitação do paciente visando a melhora da dor, alongamento e reforço muscular.

O tratamento cirúrgico está indicado naqueles pacientes que não responderam ao tratamento conservador ou que possuem alteraçoes anatômicas grosseiras. Realizado por artroscopia (cirurgia minimamente invasiva), a acromioplastia associado a bursectomia possui ótimos resultados com um tempo de recuperação mínimo .