Epicondilite Lateral (Cotovelo De Tenista)

Apesar do nome remeter ao um processo inflamatório (tendinite), atualmente, sabe-se que a epicondilite lateral é uma patologia degenerativa que acomete os tendões extensores originários no epicondilo lateral do cotovelo. É a causa mais comum de dor no cotovelo atingindo de 1-3% da populaçao adulta anualmente. Afeta principalmente o trabalhador braçal que realiza esforços repetitivos, não sendo exclusividade de tenistas ou esportistas.

Dor na região lateral do cotovelo associado a perda de força para extensão do punho são sintomas clássicos. Fraqueza para carregar objetos, digitaçao, aperto de mão ou virar uma maçaneta são queixas comuns, mas que nem sempre fazem parte dos sintomas principais.

O diagnóstico, na maioria dos casos, é clínico (feito através da história do paciente e exame físico). Eventualmente, solicitamos ultrassonografia ou ressonancia magnética para confirmar o diagnóstico.

O tratamento, na grande maioria dos casos, é conservador (não cirúrgico). Envolve, primeiramente, entender a doença, identificar suas causas (atividade física ou trabalho) e potenciais gatilhos de piora. Uso de anti-inflamatórios, corticóides, infiltrações e órteses podem ser usados para aliviar os sintomas. É fundamental que o paciente seja orientado para tratamento fisioterapico que envolvam alongamentos e reforço muscular da região afetada para que o tratamento seja efetivo. Em casos mais graves e que não responderam ao tratamento conservador, está inidicado tratamento cirúrgico que é realizado atualmente por artroscopia.