A menopausa é um processo natural do organismo feminino. Inevitável na vida das mulheres, um momento delicado e temido entre muitas, pelas mudanças hormonais apresentadas pelo corpo.
Além das características comuns, como sensação de calor anormal independentemente do clima, alterações de humor, irritabilidade, depressão, tonturas, dores de cabeça, redução da libido e insônia, a perda de condicionamento físico e muscular também se faz presente neste período.
É perceptível a redução de massa magra e a mulher se torna mais suscetível a doenças cardiovasculares, causadas pela diminuição do estrogênio, hormônio que protege o coração e os vasos sanguíneos; osteoporose, decorrente também da diminuição dos níveis de estrogênio; e a tendência ao enfraquecimento ósseo.
Levando em conta que muitas mulheres não podem ou não querem realizar terapia hormonal como saída para controlar os sintomas da menopausa, o exercício físico é excelente para aliviar a pressão dos desconfortos, manter a saúde e a densidade da massa óssea. A prática frequente de exercícios físicos minimiza o envelhecimento arterial, diminui o risco de hipertensão, melhora o colesterol e diminui o tecido adiposo (gordura).
Se você está entrando na menopausa ou já está nela, converse com o seu Ortopedista de confiança, para compreender e passar por essa fase de forma tranquila!